terça-feira, 7 de abril de 2015

O Meu Blog Planner (Parte 2)

Olá meninas,

Como o prometido é devido, cá estou eu para terminar de vos mostrar o meu blog planner... Para quem não viu o post onde mostrei as 4 categorias iniciais do planner pode ver aqui.

Relembrando mais uma vez, dividi o planner em 9 categorias (4 já apresentadas):
  • Calendário 2015
  • Planner Semanal
  • Planeador de Posts
  • Planeador de Rubricas
  • Ganhos e Despesas
  • Estatísticas mensais/anual
  • Sorteios
  • Contactos
  • Anotações

Ganhos e Despesas

Esta categoria que se subdivide na verdade em duas, como está claro, diz respeito a tudo o que se gasta e recebe com o blog. E já devem estar a perguntar... então mas estás a começar e já achas que vais ter ganhos?! Claro que não... mas não faria sentido ter a folha de despesas sem a de ganhos e vice-versa, e mais tarde ou mais cedo acabarei por fazer um sorteio o que implica obviamente gastos, meus e que dizem respeito ao blog... Assim, nasceram estas duas folhinhas bem simples com espaço para colocar a informação importante: data, descrição, custo/quantia, e observações; decidi colocar um pequeno espaço para rubricar/colocar um "visto" para quando essa quantia sair ou entrar efectivamente (p.ex. no caso de gastos previstos mas que ainda não saíram).Estas folhas são mensais e possuem um espaço para preencher o mês correspondente.




Estatísticas Mensais/Anual

Esta categoria resume-se a uma única página, onde coloquei uma coluna para cada mês e uma para o total (anual) e coloquei algumas linhas correspondentes a tópicos a que pretendo ir analisando as estatísticas: Subscritores Blogger, Subscritores por Mail, Visualizações (Blog), Facebook (likes), Google+, Instagram, Pintrest, Twitter, e deixei espaço para acrescentar mais tópicos caso pretenda. No final dos doze meses é só somar e ver a estatística do ano corrente.



Sorteios

Nesta secção tenho espaço para 3 sorteios por página. E basicamente coloquei espaço para preencher a seguinte informação relativa a cada sorteio realizado: nº do sorteio, produto(s) a sortear, ínicio/fim do sorteio, nº de entradas que teve (participações), Vencedor(s), Contacto(s) e possui uma barra de partilha para saber o local onde decorre o sorteio (ex.: instagram, facebook, blog, etc).




Contactos e Anotações

O final do planner diz respeito á parte de contactos e de anotações. que não tendo muito a dizer sobre ambas, deixo-vos as imagens.






Esqueci de dizer na primeira parte destes 2 posts que optei por um formato A4 pura e simplesmente por ser mais fácil de imprimir em casa. Acabei por utilizar uma pequena capa de argolas e coloquei um envelope plástico no final para guardar papéis soltos que estejam relacionados com o blog (por exemplo no caso de apontar alguma coisa para o blog quando não tenho o planner à mão).

No futuro à pequenas reformas que já sei que irei fazer, como colocar mais espaço no planner semanal, alterar o formato para A5 para ser mais transportável e andar sempre comigo, optar por imprimir num centro de cópias e encadernar com argolas por uma questão igualmente de prática, e mais um ou outro pormenor que de certo me vou aperceber ao longo do tempo em que utilizar esta minha versão mais rústica ;)


Gostava, depois de tanto post, de pedir aos que se aguentaram até ao fim para que partilhem os vossos planners, que digam o que acharam do meu, o que mudariam... E se gostariam que disponibilizasse o pdf do meu planner para vocês poderem descarregar e imprimir.

Sem comentários:

Enviar um comentário